A Felicidade dos Perseguidos

 

Vamos ler a última bem aventurança do Senhor Jesus Cristo proferida no Sermão do Monte que se encontra em Mateus capitulo 5 versos 10 a 12. Jesus disse: “Bem aventurados os que sofrem perseguição por causa da justiça, porque deles e o reino dos céus. Bem-aventurados sois vos quando vos injuriarem, e perseguirem, e mentindo disserem todo o mal contra vos, por minha causa. Exultai e alegrai-vos, porque e grande o vosso galardão nos céus; porque assim perseguiram os profetas que foram antes de vos.”

Felizes os que sofrem perseguicao por causa da justiça? Meu ouvinte, não te parece estranha esta Bem-aventurança de Jesus? Como pode ser feliz quem se veja perseguido por causa da justiça? O que Jesus quer dizer com estas palavras? A Bíblia ensina-nos que ser cristão, ou ser seguidor de Cristo, e estar comprometido ou comprometida com a vontade de Deus; E fazer aquilo que é agradável ao Senhor Jesus. E viver em consonância com as verdades de Deus exaradas nas Sagradas escrituras a Bíblia. E a obediência em acção de seus servos na proclamação da paz e da justiça. Ser cristão significa opor-se a injustiça, a maldade, ao pecado e a todas as formas de idolatria do mundo.

Jesus sabia que seus servos iriam ser perseguidos e incompreendidos pelos homens maus deste mundo. As perseguições movidas contra os verdadeiros cristãos acontecem por causa da sua inquebrantável lealdade a Cristo. Os mártires de ontem e de hoje, perseguidos e mortos, sofreram e continuam a sofrer não porque atentassem contra as leis constituídas, ou transgredissem normas de moralidade e decência ou perturbassem a vida publica. Foram e são perseguidos e sacrificados por causa de sua fidelidade inabalável a Cristo. Para eles a perseguição, constituía oportunidade para demonstrar a lealdade ao Senhor Jesus Cristo, o Filho do Deus vivo. Ser perseguido por causa da justiça e fidelidade a Deus, para eles significava transitar pelo mesmo caminho de grandeza por que passaram profetas, santos e mártires. A perseguição, contribuía para o bem estar dos que viriam depois.

Sim, meu ouvinte, hoje somos gratos a Deus por estes irmãos e irmãs na fé, que nos legaram a Palavra de Deus, o cristianismo autentico e dinâmico.. Se hoje, podemos viver tranquilos e garantidos pela constituição de nossos respectivos países, devemos essa liberdade aqueles que foram perseguidos por causa de sua fé em Cristo. Então são felizes os que sofrem perseguição por fazerem o que Deus quer, pois o Reino dos Céus pertence a eles.

Ainda há muita perseguição em nossos dias. Nossos irmãos e irmãs na fé continuam a sofrer por causa de sua lealdade a Cristo. Há ate aqueles que são expulsos do convívio familiar pelo simples facto de terem crido e recebido Jesus Cristo como Salvador e Senhor da suas vidas.

A Rádio Trans Mundial que prega o Evangelho em varias línguas, tem recebido nos seus escritórios em diversos países do Mundo, pessoas, que foram expulsas da familiar por causa da sua fé em Cristo. No mes de marco deste ano, um dos professores de uma universidade famosa da América do norte, pediu a seus alunos a que escrevessem numa folha em branco o nome Jesus. Depois que todos o escreveram, pediu para que a folha fosse colocada no chão e deu ordens para pisarem com os dois pés sobre o nome Jesus. Houve um aluno que não aceitou fazer isso, e imediatamente foi chamado atenção e suspenso das aulas.

Se o ouvinte sofre por sua fé e sua lealdade a Jesus Cristo, saiba que não esta sozinho. Não se envergonhe. Diga como apostolo Paulo disse: “Eu sei em quem tenho crido, e estou bem certo de que Deus e poderoso para guardar o meu tesouro ate ao dia final.”

“Bem aventurados os que sofrem perseguição por causa da justiça”. Ainda nesta bem aventurança, Jesus encoraja a todos dizendo: Exultai e alegrai-vos porque e grande o vosso galardão no céu; porque assim perseguiram os profetas que foram antes de vos.

Meu ouvinte, aqui esta uma alegria diferente. Será ela possível? Haverá alegria no sofrimento? Haverá alegria em ser caluniado ou perseguido? Tudo depende da razão da calunia, do sofrimento ou da perseguição. Quando alguém e convocado a sofrer de alguma maneira por sua fe em Cristo, essa perseguição e uma grande ocasião, um momento crucial em sua vida e na historia. Trata-se do choque entre Cristo e o mundo do pecado. Podemos dizer que e um momento do drama da eternidade. Poder participar em tais circunstancias não e um castigo, mas uma gloria. Jesus disse: Exultai e alegrai-vos, porque grande e a vossa recompensa nos céus. As palavras “Exultai e Alegrai-vos”, significa “SALTAR DE ALEGRIA. E como a alegria do alpinista ou escalador da montanha mais alta do Mundo, quando finalmente chega ao topo, ao planto da montanha. Ele salta de alegria, porque atingiu com sucesso sua meta.

Há vários tipos de perseguição: O ouvinte sofre algum tipo de perseguição na sua vida, na família, no trabalho, na escola, e na Igreja? O ouvinte sofre incompreensões, privações, calunias e desprezo? E perseguido por sua lealdade a Cristo? Receba a palavra de encorajamento que vem de Jesus Cristo o filho de Deus. Ele foi perseguido torturado e crucificado, por fazer a vontade de Deus Pai. Exultai e alegrai-vos disse Jesus. Sim meu ouvinte, alegre-se no Senhor pois a alegria no Senhor e a nossa força. Sabia que Jesus esta neste momento ao seu lado e prepara para si uma grande recompensa.

Fique com a bênção de Deus.

Isac Silvano

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *