A Felicidade dos Misericordiosos

Texto: Mateus 5:1-12

Amigo ouvinte vamos ler em Mat.5 verso 7. Jesus disse: “Bem aventurados os misericordiosos, porque alcançarão misericórdia.” Esta é a quinta Bem aventurança proferida por Jesus Cristo no Sermão do monte. O texto diz:

Hoje vamos falar sobre misericórdia. Jesus disse: “Bem aventurados os misericordiosos porque eles alcançarão misericórdia.” Que é misericórdia? Misericórdia é compaixão, e simpatia, e disposição de compreender, de ajudar, e de perdoar.

Misericordioso, é a pessoa que tem capacidade de identificar-se, de simpatizar-se com outras pessoas. A palavra simpatia, que é da língua grega, significa sentir ou sofrer com, identificar-se com.

Misericórdia na língua hebraica em que o Velho Testamento foi escrito, significa a capacidade de identificar-se com outra pessoa de modo a poder ver com seus olhos, pensar com sua mente e sentir com seu coração, o que os estudiosos chamam de empatia.

Diante deste significado da palavra misericórdia, chegamos a conclusão de que nosso mundo de hoje é profundamente desprovido de misericórdia. Cada um quer cuidar de si e ninguém tem tempo para ouvir os outros, sentir com os outros, alegrar-se com os outros e chorar com os outros. Usamos a falsa e diabólica filosofia que diz: Cada um cuida de si e Deus de todos. A Bíblia diz alegrai-vos com os que se alegram e chorai com os que choram”. Aqui está a misericórdia em acção!

O ouvinte e eu, reconhecemos que somos muitas vezes intolerantes, impacientes, incapazes de perdoar, porque esquecemo-nos da oração do Pai Nosso que muitas vezes fazemos mecanicamente sem pensar no profundo significado das palavras: Perdoa-nos assim como nós perdoamos aos que nos devem. Isto é o mesmo que dizer: O Deus seja misericordioso connosco, seja de bom coração, perdoa as nossas faltas assim como nos fazemos com os que nos ofendem.

A Bíblia diz: “Grandes são as obras do Senhor procuradas por todos os que nelas tomam prazer. Glória e majestade há em suas obras, e a sua justiça permanece para sempre, Piedoso e misericordioso é o Senhor.” Salmo 111:4. Sede pois misericordiosos como também vosso Pai é misericordioso.

Sim, meu ouvinte há grande alegria quando praticamos a Misericórdia para com o nosso próximo. Tudo aquilo que o homem ou a mulher semear isso também ceifará. O premio ou galardão do misericordioso é alcançar misericórdia. Faz o bem e o bem receberá. Ajuda e ajudado será.

O exemplo supremo de misericórdia de Deus é a encarnação, isto é Deus que se fez homem através do nascimento de Jesus Cristo. Por sua graça e misericórdia fez-se homem para identificar-se connosco e experimentar as nossas lutas para poder ajudar-nos nas nossas fraquezas e perdoar nossos pecados. A Bíblia diz: “Convinha que, em tudo, Jesus fosse semelhante aos homens, para ser misericordioso e fiel Sumo Sacerdote naquilo que é de Deus, para expiar os pecados do povo. Porque naquilo que ele mesmo, sendo tentado, padeceu sem pecado, pode socorrer aos que são tentados.” Hebreus2:17el8.

O ouvinte entende a profundidade da misericórdia de Deus para connosco? Devemos seguir os seus passos, incorporar essa atitude em nós pois o nosso versículo diz: “Bem aventurados os  Misericordiosos porque eles herdarão a misericórdia e a bondade de Deus. Esta é a qualidade do carácter de Deus que as pessoas de bom coração podem assimilar através da comunhão com o Criador. Misericórdia e bondade andam juntas. O rei Davi diz no Salmo 23: “Certamente a bondade e a misericórdia do Senhor me seguirão todos os dias da minha vida e habitarei na casa do Senhor por longos dias.”

Quando dizemos que Deus é misericordioso e bom, estamos a significar que Ele é perfeito no seu amor, que realiza tudo com perfeição de sua omnipotência. Portanto Misericórdia é bondade de Deus e amor em acção. Amor a Deus e ao próximo. É isso que Deus requer de mim e de si meu ouvinte. Jesus disse para os fariseus que o criticaram por sentar-se a mesa com os publicanos e pecadores: “Os sãos não precisam de médicos, mas sim os doentes. Ide aprendei o que significa misericórdia quero e não sacrifício. Porque eu não vim para chamar os justos mas os pecadores ao arrependimento.” Mateus 9:12e 13.

O amor fraternal nos compele a sermos misericordiosos para com o nosso próximo. Apóstolo Pedro diz: “Sede todos de um mesmo sentimento,  compassivos, misericordiosos e afáveis, não tornando mal por mal ou injuria por injuria, antes pelo contrario bendizendo, sabendo que para isso fostes chamadas, para que por herança alcanceis a bênção da misericórdia.”

Bem aventurados os misericordiosos, porque eles alcançarão de Deus misericórdia.”

Convido o ouvinte e eu a sermos misericordiosos, porque é feliz aquele ou aquela que pode identificar-se com os outros, sentir com eles nas suas tribulações, ver com seus olhos e pensar seus pensamentos, porque agindo assim, encontrará outros que Ihe façam o mesmo e saberá que Deus fez isso por nós em Cristo Jesus.

Fique com a bênção de Deus.

Rev. Isac Silvano

Janeiro 2013-Atlanta GA-USA.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *