Curso de teologia: Instituto Metodista outorga diplomas aos finalistas  

O Instituto Metodista de Teologia Bispo Emílio de Carvalho (IMTBEC) entregou sábado, 15 de Dezembro, em Luanda, diplomas de fim de curso a 18 finalistas formados no curso medio de teologia.

A instituição adstrita a Igreja Metodista Unida – Conferência Anual do Oeste de Angola, funciona desde 1986 no Município de Negage, Província do Uige, e desta vez entendeu realizar a cerimónia de graduação dos finalistas 2018, na Igreja Central de Luanda.

Entre momentos de intercessão, mensagens, louvores e acção de graças, os finalistas dos quais, três jovens mulheres, receberam das mãos de Sua Reverendíssima Bispo Gaspar João Domingos e do Revº Tulukisi Yawe Sa Anseline, Reitor do IMTBEC, diplomas do fim de curso.

Na mensagem bíblica base do sermão extraído de Isaias 40:9-10, o Bispo Gaspar encoraja os finalistas a resistir aos obstáculos que eventualmente venham encontrar no exercício do ministério santo e pede-os a ser anunciadores de boas novas a que devem fazer com a voz alta sem temer nada, pois estarão a apresentar Deus ao povo dizendo: “Eis aqui o vosso Deus”.

Por outro lado, o prelado metodista incentiva os jovens a ingressar na escola de teologia para segurar o futuro da Igreja em termos de pastores formados na área.

Por seu turno, o Reitor do IMTBEC augura excelente prestação de serviço dos recém-formados ao longo dos quatro anos de intensos estudos.

Ao intervir na cerimónia de outorga de diplomas, o Magnífico Reitor disse, a formação de jovens como continuadores da Igreja do amanhã mantém como propósito do Instituto parafraseando Nelson Mandela quando dizia “A educação é a arma mais poderosa para transformar o mundo”.

Para ele, ao longo dos quatro anos (2015-2018) sob orientação do Bispo Gaspar João Domingos,  beneficiando de seus conselhos e experiências, hoje, o Instituto é reconhecido como membro da Associação Africana das Escolas Teológicas da Igreja Metodista Unida.

“Na abertura do ano lectivo foram inscritos 32 candidatos, mas para alguns, o percurso foi desagradável e acabaram por desistir”, disse acrescentando “Diante de vários obstáculos, aqueles que foram chamados perseveraram e manifestaram a boa vontade e determinação para alcançar o dia de hoje em que recebem diplomas”.

O Revº Tulukisi agradece para efeito as Igrejas de Luanda que apoiaram com materiais e meios financeiros a formação dos estudantes provenientes dos Distritos Eclesiásticos de Luanda Norte, Luanda Sul, Kuanza-Bengo, Kuanza Norte, Dande, Uige, Negage e Região Sul.

No fim da alocução, o número um do IMTBEC assegura ao Bispo Gaspar que os jovens ora formados são cheios de vigor, inteligência e capazes de traduzir seus conhecimentos na prática eclesial enquanto aos finalistas pede obediência e respeito a hierarquia da Igreja e oficiais da Conferência Anual dos Oeste de Angola (CAOA).

Matrículas abertas

Para o próximo ano lectivo as matrículas foram abertas e pede-se as Igrejas através dos seus Distritos Eclesiásticos e pessoas singulares de contactar para efeito a Reitoria do IMTBEC, na cidade do Negage. As aulas para o ano lectivo 2019-2022 arrancam em Março do próximo ano.

O IMTEBEC desde a sua fundação já lá passaram como reitores os Reverendos Ribeiro Kalenje, Paiva Damião, Madilu Dinis, Marco Francisco de Almeida, José Domingos Cazombo e o actual reitor.

De recordar que, do primeiro ao quarto ano, o Instituto reinaugurado na cidade do Negage no dia 29 de Março de 2015, conta actualmente com 63 estudantes.

Assistiram a cerimónia, Superintendentes Distritais de Luanda Norte, Luanda Sul, Kuanza-Bengo, Uige, Negage, Huambo, Kuanza Norte, Região Norte (cabinda e Zaire), familiares, fiéis metodistas, convidados e grupos coral da Organização de Mulheres da Central de Luanda e Frederoco Ngongolo.

Sua Revma. Bispo Gaspar João Domingos
Entrega de Diploma ao finalista
Rev. Tulukisi, Reitor do IMTBEC
Pastores Metodistas
Finalistas
Rev. Lucrécia Domingos, parabeniza um dos finalistas
Coro da organização de mulheres da central de Luanda

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *