Padre Augusto Domingos homenagea Igreja anglicana na obra literária

“Breve história da Igreja Evangélica Unida Comunhão Anglicana em Angola – Minha Identidade”, é o título da obra literária do Padre Augusto Domingos cujo lançamento aconteceu Sábado, 15 de Dezembro, na Paróquia Santo Estêvão, em Luanda.

O livro que marca a estreia do Venerável pastor instituído em 2012, Delegado Episcopal do Distrito Eclesiástico do Uige, é um trabalho de contactos feitos a várias personalidades na recolha de informações a que culmina com a efectivaçãodo livro.

Na obra, o autor afirma, a IEU-CAA surgiu da Missão do Norte de Angola e seu fundador Archibald Patterson, era membro da Igreja Anglicana, na Paróquia de São Clement, Liverpool, Inglaterra.

O padre anglicano de 52 anos de idade reconhece e agradece o Bispo diocesano de Angola, Dom André Soares pelo apoio incondicional recebido na compilação dos manuscritos até a redacção final. Os agradecimentos estendem-se ao Venerável Dacosta Emanuel, Pároco de Santo Estêvão e a todos os membros da Igreja Evangélica Unida-Comunhão Anglicana em Angola (IEU-CAA) que juntaram sua oração à favor do trabalho.

A obra com 138 páginas foi apresentada pelo historiador Daniel Kui e comporta 4 capítulos que abordam temas ligados ao: Fundamento Bíblico-teológico da Eclesiologia, Implantação da Missão do Norte de Angola, O contributo da IEU-CAA no âmbito social e, Líderes servos para Igreja e a Sociedade.

O livro editado pela Rubricart-Editora “Ler para Ver” inclui fotocópia do certidão de ordenação ao presbíterado do Pastor Alexandre Luís Domingos, assinado pelo missionário Archilbad Patterson, então Director e fundador da Igreja Evangélica do Norte de Angola. A Acta da Conferência extraordinária desta instituição missionária realizada de 13 a 14 de Novembro de 1976 e imagens da antiga capela da Missão do Norte de Angola, em Kikaya, figuram igualmente na obra.

Para o Bispo André Soares, o livro não conta todos os acontecimentos da IEU-CAA por isso leva o título de “Breve história”. O prelado anglicano convidou os cristãos a sentir-se livres em escrever doravante vários temas na vida desta congregação religiosa. “Qualquer erro eventualmente for notado na obra, favor não publiquem usando as redes sociais mas sim, contactar o autor”, solicitou respeitosamente.

O acto de lançamento foi honrado com a presença especial da Revª Deolinda Dorcas Teca, Secretária Geral do CICA a quem o autor ofereceu um livro para consulta dos demais membros que compõem a organização ecuménica angolana.

Tendo em conta seu valor e conteúdo, a obra ao ser leliloado, o Secretariado Diocesano de Angola atribuiu o valor de 100.000 Kz na compra de um livro sob olhar atento do Deão anglicano, pastores, convidados, fiéis e grupos corais de mulheres e homens.

Com apenas mil livros publicados, o livro está sendo comercializado ao preço módicoz de 3.000 Kz.

Padre Augusto Domingos fez estudos teológicos pelo Instituto Superior de Teologia Evngélica no Lubango (ISTEL) e concluiu a licenciatura no Instituto Superior de Ciências de Educação (ISCED) na Província do Uige e actualmente mestrando em língua portuguesa pela Faculdade de Letras da Universidade Agostinho Neto.

Venerável Dacosta Emanuel com o Autor
Daniel Kui na apresentação do livro
Doctor Matondo considerado no leilão
Rev. Deolinda honrrou a cerimónia com com a sua presença
Venda e sessão de autógrafo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *