Revº Nzamba Blaise, novo líder da Comunidade Menonita

O novo líder da Igreja da Comunidade Menonita em Angola (ICMA), Revº Nzamba Blaise, tomou posse, domingo dia 6 de Janeiro, em Luanda, durante um culto de acção de graças realizado no seu templo centra.

Nzamba Blaise substitui o Revº Garcia Pedro Domingos Abreu que durante dois mandatos consecutivos que totalizam 9 anos, esteve a frente dos destinos desta instituição religiosa membro do CICA.

Na ocasião, o leigo Noé Alberto José, nas vestes de Presidente da mesa da VII Assembleia Geral electiva realizado em Dezembro de 2017 em Malange, dirigiu o acto de empossamento que contou com a presença entre outros pastores, os Superintendentes de Luanda, Bengo, Malange, Lunda Norte e Lunda Sul.

Por seu turno, na qualidade de pastor consagrado, o Revº Mufia Itumbu, Vice-presidente da Assembleia Geral empossou ao cargo de Secretário Geral, o Revº Nzamba Blaise, segundo o ritual menonita a que culminou com um “sim” dos fiéis presentes. Esses responderam assumindo continuar a orar, satisfazer este ministério bem como obedecer o líder.

Mensagens de felicitação da Conferência Inter-Menonita de Angola (CIMA), Igreja Evangélica Menonita, Os Anabaptista e o CICA, enalteceram o contributo para o crescimento da Igreja assim como agradeceram o trabalho levado a cabo pelo antigo líder durante o seu mandato.

Durante o culto, a Revª Deolinda Dorcas Teca, Secretária Geral do CICA, convidado a transmitir a palavra do Senhor fê-lo sem hesitação nos livros de Geremias 1:1-10 e Actos dos Apóstolos 20:17-33.

“Não devemos ter hábito de destruir o que agente encontra como resultado do trabalho dos outros”, disse humildemente a líder ecuménica ao aconselhar. “Quando somos indicados a dirigir, devemos melhorar o que está mal e dar continuidade a outros projectos não menos importantes”.

Para ela, o pastor ao aceitar dirigir uma comunidade, deve cuidar de si mesmo e só assim terá a força de cuidar o rebanho do Senhor. “Estamos perante um ministério que exige sacrifício, porque, lá onde o antigo Secretário Geral não chegou, espera-se o outro fazer mais e com esforços de todos edificaremos o que dignifica a casa do Senhor”.

Quem é o Revº Blaise

O Reverendo Nzamba Blaise de 62 anos de idade, é filho de Nzamba Mayambi e Luhemia Bienge, natural de Capenda Camulemba, Província de Lunda Norte.

Casado com a pastora Leotina Mahamba, é licenciado em teologia pelo Instituto Superior Emanuel Unido (ISEU) no Huambo. Baptizado em 1972. Entre várias funções desempenhadas, foi docente e director nas escolas menonita e secular. De 2010-2013, Superintendente-adjunto da ICMA em Luanda e de 2014 a Dezembro de 2017, Secretário Geral adjunto da Igreja.

Revº Blaise como membro da juventude por Cristo, cantou no coro juvenil e possui formação em resolução de conflitos e construção da paz, Liderança cristã, evangelismo e tem igualmente o curso básico de analises clínicas.

Ao jurar fidelidade a Deus, o novo Secretário Geral disse que, esta substituição é o resultado dos Estatutos e Regulamentos da ICMA que não foge à regra das demais Igrejas com pendor congregacional.

“Com ajuda de Deus e dos verdadeiros filhos da ICMA ultrapassaremos as barreiras que eventualmente venham surgir ao longo do mandato”, declarou o novo timoneiro que convida os fiéis para um engajamento total na obra do Senhor e valorizar a doutrina anabaptista.

O timoneiro que recebeu o mandato de dirigir a ICMA ao longo do quinquénio 2019-2024, apela aos fiéis a manter sereno nesse caso a cultura que conserva o amor, unidade e trabalho.

O culto foi animado com vários cânticos de louvores e de acção de graças apresentados pelos coros: Embaixadores de Cristo, A Voz da Salvação, Coro Unido, COPICMA (Coro provincial) e a banda local.

Rev. Deolinda saúda o novo líder da ICMA
Entrega de pastas
Nova Direcção

Casal pastoral Blaise
Pastores Menonitas

Noé José Alberto, Presidente da Assembleia Geral da ICMA

Rev. Deolinda, Mensageira do dia

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *