Acompamento juvenil: Uíge acolhe Aldeia Ecuménica 2019

Jovens de vários extratos sociais entre eles, estudantes do ensino superior e médio, empreendedores, comerciantes, pastores, leigos, coristas, seguiram viagem ontem Quarta-feira, 23 de Janeiro de Luanda para cidade do Uige a fim de tomar parte no 4º Acampamento juvenil promovido pela Direcção Geral da JUCICA, Juventude do Conselho de Igrejas Cristãs em Angola.

A caravana concentrada no Centro de Formção e Cultura (CEFOCA), antes de seguir viagem lia-se no rosto de jovens aldeões, a alegria de viver o ecumenismo neste periódo em que os estudantes em toda extensão do nosso território gozam férias escolares.

O acampamento ecuménico vida em abundância a decorrer de 23 a 27 no Instituto Médio Agrário do Negage, Município com o mesmo nome, tem como lema “Procuremos fazer cada vez mais, firme a nossa vocação”, extraído da Segunda Carta de Pedro 1:10.

Laurinda dos Santos “Janick”, membro da comissão organizadora disse ao Flash de Notícias que mais de 150 jovens provenientes das Províncias de Benguela, Bié, Cabinda, Kuanza Norte, Huila, Huambo, Malange, Luanda incluindo a anfitriã Uige, participam a partir de hoje, Quinta-feira, 24 de Janeiro, a mais um encontro ecuménico ligado aos jovens cristãos.

Para ela, os aldeões continuam a chegar ao palco do encontro cujas questões de segurança e da logística estão totalmente garantida ao destacar a presença dos efectivos da Polícia Nacional, Bombeiros e Protecção Civil, Instituto Nacional de Emergência Médica (INEMA), ambulância e uma equipa da JUCICA integrada por enfermeiros e medicos prontos a assegurar os serviços de saúde.

No culto de abertura realizada esta manhã, a Secretária Geral do CICA, Revª Deolinda Dorcas Teca fez a Declaração solene de abertura das actividades, na presença honrosa do Director Provincial da Cultura, José Caricoco Cuxiquina em representação do Governador da Província do Uige, Dr Mpinda Simão; Dr António Mateus Tingão, Presidente do Conselho Nacional da Juventude (CNJ), Revº Jacinto Henrique, Moderador da Comissão Ecuménica de Cooperação (CEC) do Uige e demais líderes das Igrejas daquela cidade.

“Visão e Missão do CICA: 42 anos do ecumenismo activo e o Ecumenismo no fortalecimento dos cristaos e da acção social da Igreja fazem parte do primeiro painel do encontro a ser facilitado esta tarde pelo irmão João Augusto Bongue e Rev Adriano Kilende, respectivamente.

Os jovens acampados no Negage vão apreciar a prelecção do Dr Matondo Alexandre sobre “a importância da saúde juvenil no desenvolvimento integral do homem”, tema que encerra as actividades desta Quinta-feira.

Cultos matutinos, catequeses, visita as pedras de Cabala e outras actividades ligadas ao desporto, cultura e recreação preenchem o leque do programa do acampamento que integra ainda palestras dos temas: O engajamento da juventude na promoção da justiça de género a luz dos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável e as Marcas de um líder para os desafios dos tempos actuais, sob a responsabilidade do Dr Luís Samacumbi e o Rev Adriano Kilende.

Aldeia Ecuménica

A Aldeia Ecuménica é o acampamento nacional da juventude do CICA que anualmente acontece na ultima semana de Janeiro, reunindo jovens de Igrejas membros do Conselho, em representação das 18 províncias de Angola com a possibilidade de convidar jovens de outras denominações cristãs dentro e for a do país.

O objectivo principal da Aldeia Ecuménica é preparar os jovens para melhor enfrentarem os desafios que a vida impõe, através de palestras, conferencias, debates e interacção activa entre os participantes fortalecendo o ecumenismo no nosso país.

A Aldeia Ecuménica teve a sua primeira edição denominado AE2016, no Instituto Médio Agrário do Quéssua, Província de Malange com a participação de 350 jovens. A segunda AE2017 aconteceu na Feira das Exposições na Província do Namibe com 120 participantes e o Campismo Regional, Província de Benguela acolheu a terceira AE2018.

Prontos a partir para Negage, Uíge…

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *