Luanda acolhe: Conferência Regional sobre o papel da Igreja na Paz e Desenvolvimento Sustentável

O Conselho de Igrejas Cristãs em Angola (CICA) vai acolher de 18 a 20 de Março, numa das unidades hoteleiras da cidade de Luanda, a Conferência Regional sobre o Papel da Igreja na Promoção da Paz e Desenvolvimento Sustentável em África.

O encontro organizado em parceria com a Conferência de Igrejas de Toda a África (CITA), juntará num debate teológico, líderes de Igrejas provenientes do Kenya, Camarões, Gana, República do Congo, República Democrática do Congo (RDC), República Centro Africana (RCA) Benin, Togo e do país anfitrião, Angola.

Ao longo de três dias, a conferência vai reflectir sobre o contributo da Igreja quanto aos principais problemas que África enfrenta no que tange a Paz e Desenvolvimento Sustentável, questões essas que dificultam a tranquilidade e harmonia das nações.

Situação da Igreja num contexto de paz e desenvolvimento sustentável; Respostas cristãs às ameaças contemporâneas à paz na sociedade africana; O chamado para a defesa cristã do desenvolvimento sustentável na África; Agenda 2063: A África que queremos, sucessos e desafios, são entre temas escolhidos à dedo a ser apresentados respectivamente pelo Revº Dr Kwabena Opuni (Gana), Prof Juma Mulanda (RDC) e o Revº Prof Bosela Eale (Kenya).

O teólogo angolano, Revº Dr Daniel Ntoni-a-Nzinga dissertará sobre o Papel da Igreja nas estratégias de construção da paz durante o conflito armado em Angola (experiência de Angola) a que juntará com assuntos ligados a situação actual da paz na RDC, Darfur (Sudão do Sul), República Centro Africana, Moçambique. Estratégias de Pacificação do país e a Igreja e a Nação como edifício bem como o Papel da Igreja na promoção da Paz e Reconciliação, são outros temas não menos importantes da conferência.

De acordo com o programa em nossa posse, inicialmente, a conferência vai saudar na tarde de Domingo, 17 de Março, com um culto ecuménico, o quadragésimo segundo aniversário do CICA com a finalidade de viver o calor ecuménico dos cristãos angolanos e do Dia da Paz que se avizinha.

O referido acto ecuménico vai juntar fiéis e coros de várias Igrejas e servirá igualmente de abertura das actividades a ter lugar na Paróquia do Golf I, da Igreja Evangélica Baptista em Angola (IEBA), Distrito Urbano de Kilamba-Kiaxi.

O tema no qual se baseiam as actividades das celebrações do 42º aniversário do CICA, continua a ser “Deus no Comando”, extraído do livro de Isaias 43:8-13.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *