IEBA no Bié goza boa saúde espiritual  

No quadro da expansão da Igreja Evangélica Baptista em Angola (IEBA) em todo território nacional onde outrora não existia, deparamo-nos dias atrás, na cidade do Kuito, Província do Bié, com uma comunidade baptista visivelmente unida e tem como pastor, Lusadio Nzuiki.

Em conversa franca com o enviado do Flash de Notícias no acto central das comemorações do 42º aniversário do Conselho de Igrejas Cristãs em Angola (CICA), o jovem pastor de 43 anos de idade, natural de Cuimba, Província do Zaire, disse, a Igreja que dirige tem vida.

“A IEBA na Província do Bié goza boa saúde espiritual e sendo parceira do Governo local a convivência é pacífica com demais denominações religiosas membros do CICA e não só”, realçou.

No seu dizer, apesar de ser nova naquela parcela do nosso território, a mesma continua a trabalhar sem razões de queixas, graças a Deus. “Temos mais de 50 membros comungantes, boa parte deles natos do Bié num horizonte de 120 pessoas que em cada domingo participam aos cultos”, sublinhou.

Para o pastor, a acção evangelizadora extende-se aos Municípios de Chitembo, Camacupa e Chinguar onde possui núcleos baptistas.

A construção de um templo condigno para adorar o Senhor como é de praxe em muitas paróquias da IEBA é também desafio da comunidade baptista na cidade do Kuito.

“A Igreja está em construção, falta-nos colocar vigas e até o mês de Agosto esperamos concluir com a placa”, disse ainda esperando efectivar esta peleja com a realização de um culto de acção de graças a Deus com intituito de angariar fundos.

Animado pelo trabalho que tem exercido desde 2016, Lusadio Nzuiki formado pelo Seminário Teológico Baptista (STB) da referida instituição religiosa é o segundo pastor a dirigir os destinos da IEBA no Bié, em substituição do Pastor Matondo Nsambu, transferido na Paróquia do Cazenga, em Luanda.

Casado com a senhora Bibiana Celestina com quem tem 4 filhos, a família a exemplo dos demais pastores, possui uma residência atribuida pela Igreja local e os filhos estudam sem problemas. Flash de Notícias do CICA soube por outro lado, a Paróquia de Rocha Pinto, em Luanda, até aqui é madrinha de honra da Igreja do Bié ao sustentar os encargos salariais do pastor.

Dificuldades

No exercício das suas funções, o jovem pastor aponta como dificuldade, o roubo de telephone e do computador portátil que a Igreja sofreu recentemente pelos amigos do alheio, razão pela qual, tem estado a utilizar o “Cyber Café” para acesso as mensagens e documentos que lhes chegam pelo endereço electrónico: iebakuito@hotmail.com.

“Apesar de tudo, estamos bem e pronto pelo trabalho e mandato de Cristo aceite por nós”, afirmou sem hesitação o Pastor Lusadio à laia de conclusão naquela terra denominada “coração de Angola” cujo clima e a vida lhe é favorável.

Para quem conhece o conceituado Coro Central Evangélico de Luanda (COCEVAL), a IEBA no Kuito possui um grupo idêntico onde os hinos produzidos por este grupo coral são cantados com muita perfeição como se fosse o próprio coro central.

Recorde-se, a IEBA fundada em Mbanza Kongo, Província do Zaire, pelos missionários ingleses vindos da Sociedade Missionária Baptista (Baptist Missionary Society, BMS), é a primeira Igreja protestante a ser implanta no país em 1878, a seguir da Igreja Católica Romana.

Actualmente a IEBA tem como Secretário Geral, o Reverendo Mbungo Castro David.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *