IEA: Assembleia Geral é já na próxima semana

A histórica Missão de Kimpondo, no Município do Soyo, Província do Zaire, vai acolher de 13 a 19 de Maio, a 28ª Assembleia Geral da Igreja Evangélica de Angola (IEA) subordinada ao tema: “A boa ordem na Igreja de Cristo”, extraído do livro bíblico de Tito 1:5.

O conclave aguarda acolher mais de 200 delegados, entre os quais, membros da mesa do presidium e do staff do Secretariado Geral, pastores regionais e paroquias, delegados leigos bem como convidados.

O Revº Daniel Rodrigues Sebastião “Bula” Director do Departamento de Comunicação da IEA, disse ao Flash de Notícias que, a Assembleia é de balanço e homologação de resultados do escrutínio realizado nas Assembleia locais.

De acordo com a fonte, nesta assembleia, o Reverendo Estanislau Barros na qualidade de Secretário Geral da Igreja juntamente com o staff que constitue o Secretariado Geral, terminam em apoteose o primeiro mandato de 4 anos.

O responsável da comunicação daquela denominação centenária esclarece ainda, segundo os Estatutos que regem a denominação, os mandatos podem ser renováveis uma vez terminado o primeiro.

“A Assembleia Geral é de balanço e homologação de resultados de escrutínio realizados ultimamente nas assembleias regionais a ser submetido ao órgão máximo da Igreja os candidatos apurados para concorrer ao único cadeirão da liderança da Igreja”, realçou sem mencionar os concorrentes.

Para o Revº Daniel Sebastião, a IEA conta com 14 Regiões Eclesiásticas, das quais, 11 são tradicionais e 3 interprovinciais divididos em Centro Sul (Benguela, Huambo, Bié e Kuanza Sul); Centro Epongoloko (Huila, Namibe, Cunene e Kuando Kubango) e o Centro Leste (Malange, Lundas Norte e Sul, Moxico e Kuanza Norte).

Ao longo da sua história, a IEA teve os seguintes Secretários Gerais: Reverendos André Conga da Costa, André Luemba Barros, Pedro Manuel, Filemon Buza, Luís Nguimbi, Francisco Marto João Simia, Pedro António Dambi, Filemon Buza e actualmente sob a liderança do Revº Estanislau Barros.

O Revº Dr Daniel Ntoni-a-Nzinga, Presidente da Assembleia Geral da Igreja Evangélica Baptista em Angola (IEBA) foi escolhido a dedo para servir de capelão naquele magno encontro da antiga Missão Evangélica de Angola (MEA) que em 1977 passou a designar-se IEA.

A IEA historicamente falando é fruto do trabalho iniciado pelo missionário Escocés, Mateus Zacarias Stober, no Nzeto (Ambrizete) em 1898 que mais tarde se estendeu em quase toda a Província do Zaire. É membro co-fundador do CICA, da Conferência de Igrejas de Toda a África (CITA) e da ACT Alliance, braço social mundial das organizações religiosas.

Secretário Geral da IEA (a direita), e o adjunto na Tomada de posse
Staff do Secretariado Geral