Bolsa Interna: Domingas Bebeca licencia-se pela UnIA

A irmã Domingas Armando Bebeca, candidata da Igreja Metodista Unida (Cargo Pastoral Ribeiro Kalenji) a bolsa de estudo interna do CICA, foi outorgada com diploma de ciências da comunicação pela Universidade Independente de Angola (UnIA).

A instituição apresentou ao mercado novos técnicos superiores ligados a Ciências da Comunicação, Gestão e Marketing, Direito, Engenharia Civil, Engenharia Electrotécnica e Telecomunicações, Engenharia Informática, Engenharia dos Recursos Naturais e Ambiente, entre outros.

A sessão de outorga de diplomas foi antecipada com um missa dedicada aos finalistas cujo acto teve lugar na manhã desta Sexta-feira (17 de Maio), na Paróquia de Imaculado Coração de Maria (Igreja Católica), em Luanda.

O CICA representada pela senhora Joana Bartolomeu Vemba, responsável do Sector de Recursos Humanos e Formação de Quadros ao lado de familiares e convidados, presenciou a missa que culminará ainda hoje com sessão de outorga no campo multiuso do Kilamba.

Domingas Bebeca a exemplo de outros candidatos beneficia desde 2015 da bolsa interna de estudos que o Fundo Memorial Angola (FMA) radicado em Canada disponibiliza as Igrejas angolanas através o CICA.

O fundo, fruto de contribuições de antigos missionários que em Angola trabalharam no tempo colonial tem sido distribuido desde a década 90, a bolseiros de várias Igrejas membros do CICA bem como de outras denominações. O mesmo é monitorado pelo gabinete da Secretária Geral do Conselho através do Sector de Formação de Quadros.

Em declarações ao Flash de Notícias, a responsável de Formação de Quadros do CICA disse sentir-se satisfeita pelo empenho da bolseira metodista a que pede para mostrar na prática os conhecimentos adquiridos durante a formação.

Para ela, com a saída de alguns beneficiantes, a bolsa interna do Fundo Memorial Angola continua aberta aos novos candidatos das Igrejas no sentido de continuar apoiar as iniciativas das famílias.

“A bolsa não é completa. Temos o feito para aliviar a subcarga das famílias em questões financeiras no que concerne ao pagamento de propinas, transporte e material de estudo”, realçou.

Segundo Joana Vemba, para 2019 temos vagas para 5 candidatos que serão recrutados nas Igrejas.

Este apoio outrora era chamada “bolsa externa” onde o CICA enviava candidatos para estudar fora do país e mais tarde, o Comité Executivo decide que o mesmo fundo fosse canalizado no país, para apoiar internamente mais candidatos como forma de reduzir despesas excedentárias que acontecia em alguns países.

Recorde-se que, a Universidade Independente é uma instituição de ensino superior que há 11 anos forma quadros sob a bandeira da excelência e do compromisso com o desenvolvimento nacional.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *