Sanu João Maria homenageado pelo Coro Europeu

O Coro Central da Europa, um grupo de louvor independente integrado por cristãos angolanos oriundos de 8 países do velho continente, homenageou dias atrás, na cidade de Lausanne, Suiça, o autor e compositor, Sanu João Maria (Sajomar) pelos feitos alcançados em prol da dedicação na música sacra.

Sanu João Maria que se encontrava em visita privada naquele país, ficou surpreendido quando foi chamado ao palco para receber das mãos do Revº Jean Judas, pastor Burkinabé da Assembleia de Deus Pentecostal de Lausanne, o troféu de reconhecimento.

O acto de homenagem aconteceu na sessão do concerto musical do grupo coral europeu que mobilizou à assistência “in situ” dos amantes da música sacra.

Durante o concerto, os 45 integrantes do Coro Central da Europa para felicidade do homenageado, cantaram hinos da sua autoria cujos mesmos hoje sustentam vários coros africanos radicados na União Europeia.

Miguel Sunda Pedro, director técnico do grupo, disse na ocasião, que o gesto é merecido por causa dos hinos que “Sajomar” continua a compor bem como seu gosto de cantar, incentiva o grupo a fazer tal surpresa, assim que se aperceberam da estadia de curta duração na cidade helvética de Lausanne.

“Os hinos de sua autoria, hoje são cantados em vários grupos corais africanos radicados na União Europeia”, realça o técnico ao revelar, o grupo ter sido criado no ano 2012, durante o velório de um angolano.

Emocionado ao receber o troféu de reconhecimento ao lado da esposa Helena Lukuikilu Sanu, Sajomar agradece o grupo, e recorda, o acto ser resultado da formação por si iniciada em 1984, em Luanda, na preparação de jovens em técnicas de cantar.

“Uma boa parte de técnicos que hoje dirigem muitos coros na cidade de Luanda e não só, passaram nas minhas mãos”, sublinha ao Flash de Notícias o homenageado citando jovens da Igreja Evangélica Baptista (IEBA), Igreja Evangélica de Angola (IEA), Igreja Evangélica Reformada (IERA), Adventista do Sétimo Dia, Tocoistas, entre outros.

A música seu principal amigo  

 Actualmente dirigente técnico do conceituado Coro Central Evangélico de Luanda (COCEVAL), um grupo adstrito a IEBA, Sanu João Maria é um homem que desde a mocidade continua a dedicar grande parte da vida na música sacra.

Foi colega de Charles Mombaya, o grande compositor da música gospel, na República Democrática do Congo, hoje em descanso das suas obras.

Os hinos de Sajomar cantados em muitas línguas, por ser uma referência, continuam a dar alegria aos cristãos angolanos e não só. A nível do CICA (Conselho de Igrejas Cristãs em Angola), compôs entre outros, o hino em kikongo “Nani watuvana luvavamu (A Paz veio de Deus)”, cantado com muita euforia pelo grupo ecuménico em Luanda nas celebrações do Dia da Paz.

Sanu João Maria é aquela figura que ao lado dos demais irmãos muito tem feito para manter em forma o COCEVAL cuja nova geração deve seguir exemplo, por ser uma referência no canto coral. É membro comungante da IEBA na Paróquia dos Combatentes, onde exerce também a função de diácono. Reformado pelo Secretariado Geral da Igreja ao terminar em apoteose seu mandato como director do Departamento das Finanças.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *