Dr Manuel Varelo : “Tenho boas referências do serviço médico da IEBA”

O Director Municipal da Saúde de Luanda, Dr Manuel Duarte Varelo, disse na tarde de Quinta-feira, 30 de Maio, em Luanda, estar satisfeito com o que viu nas instalações do Centro Médico Piloto da Igreja Evangélica Baptista em Angola (IEBA).

“Tenho boas referências da IEBA na área de formação de quadros porque tive estudantes formados por esta Igreja e que trabalharam comigo na Província do Kuanza Norte”, defendeu o médico.

Manuel Varelo, na qualidade de responsável municipal da saúde de Luanda, acompanhado do Dr Armando João, Director do Hospital dos Cajueiros do Cazenga, inteirou-se do funcionamento do Centro Médico Piloto da IEBA bem como das novas infraestruturas localizadas no Distrito 11 de Novembro, bairro Petrangol.

Satisfeito pela visita de constatação guiada pelo Director Nacional da Saúde Comunitária, Diácono Destino Garcia, a delegação municipal ficou altamente sensibilizada no que viu ao sublinhar “a IEBA precisa mesmo do apoio, tanto material como moral na continuação do resto das infraestruturas  aguardam apetrachamento”.

Por seu turno, Dr Armando João promete informar ao Vice Governador para Área Política e Social de Luanda, as preocupações constatadas no terreno no que tange a obtenção de licença para construção do Centro de Diagnóstico e Terapêutico assim como a reabilitação do laboratório de análises clínicas.

Sem “papa na língua”, Armando João, pediu a Igreja não parasse nas suas orações de colocar nas mãos do Senhor as autoridades governamentais com a missão de conduzir a nação, não importa se são crentes ou não.

Para ele, a visita faz parte do reforço da parceria entre o Governo e a Igreja nos assuntos ligados a área social. O Director do Hospital dos Cajueiros pediu a IEBA de afastar-se com aquelas denominações duvidosas que têm como prática e tradição contrária aos princípios normal de uma Igreja cristã e a favor da saúde das comunidades.

“O Estado apesar da responsabilidade que tem em prol do bem-estar social precisa de outros parceiros e a Igreja é a parceira indiscutível”, afirmou à laia de conclusão prometendo a dada altura a Igreja vir receber a visita do Vice Governador de Luanda para Área Social e Política.

Saúde e Ensino é nossa preocupação

Inicialmente, o Secretário Geral da IEBA, Rev Mbungu Castro David desejou boas vindas a delegação reiterando que a visita venha contribuir na solução dos problemas que afligem a instituição que dirige com destaque a saúde e o ensino.

“A IEBA faz da acção social seu cavalo de batalha com grande ênfase na saúde, ensino, assistência social e agricultura”, frisou o líder baptista, denominação implantada em Angola pelos missionários ingleses em 1878, na cidade de Mbanza Kongo, hoje património cultural da humanidade.

A mensagem da Direcção Nacional da Saúde Comunitária aponta o factor de falta de conhecimento básico da prevenção ser a razão da elevada taxa de mortalidade em Angola, parafraseando o livro bíblico de Oseias 4:6.

Para combater este mal e respondendo a demanda das comunidades sobre o ensino técnico profissional, a Igreja construiu uma escola de formação de técnicos de saúde com 419 alunos; dos cursos de analises clínicas e farmácia, dando emprego a 39 jovens.

Diariamente os serviços de saúde da Igreja atendem mais de 300 casos de diversas especialidades, em especial a saúde das mulheres e crianças. A tuberculose, malaria, HIV/SIDA, oftalmolgia entre outros fazem parte dos casos.

A IEBA como perspectiva espera inaugurar uma sala de parto, ampliar e equipar a Escola de Formação de Técnicos de Saúde enquanto a falta de ambulância bem como a avaria de equipamentos de diagnósticos (Raio X, ecografia e do laboratório das analyses clínicas) constituem entre outras as dificuldades do momento.

Delegação e a Direcção da IEBA
Visita guiada

Equipa Médica
Saudação de despedida

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *