CICA assina acordo de parceria com UNFPA

Foi assinado em Luanda (26.06), um acordo que visa estabelecer um quadro de colaboração institucional entre o Concelho das Igrejas Cristãs de Angola (CICA) e o Fundo das Nações Unidas para a População (UNFPA), a fim de apoiar e promover a paz, os direitos e a equidade, com foco na promoção da Saúde Reprodutiva incluindo a Prevenção da Violência de Género, do VIH/SIDA e das infecções transmitidas sexualmente – ITS’s com foco especial nas adolescentes, jovens e mulheres de Angola.

O acordo que foi rubricado por Florbela Fernandes, Representante Residente do UNFPA e pela Reverenda Deolinda Teca, Secretária Geral do CICA, tem também como finalidade desenvolver acções conjuntas que vão ao encontro do Plano de Desenvolvimento Nacional de Angola, do Plano Estratégico do CICA e da agenda 2030 de Desenvolvimento Sustentável.

O acto reuniu Membros do Comité Executivo do CICA e a equipa do UNFPA.

O acordo assinado permite dar corpo as acções conjuntas realizadas desde finais de 2018. A mesma, destaca a advocacia em prol do direito de acesso das mulheres e jovens aos serviços de saúde; o reforço do conhecimento sobre os objectivos de desenvolvimento sustentáveis, prevenção de Violência Baseada no Género, das gravidezes precoces e das ITS’s e VIH/SIDA; a troca de experiências com entidades baseadas na fé; e no desenvolvimento de programas e projectos que ambas partes identifiquem como prioritários.

No acto da assinatura, a Reverenda Deolinda Teca, reiterou a importância desta parceria para o papel social que o CICA desempenha, frisando o desejo de trabalhar com o UNFPA para divulgar os Objectivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) contextualizando-os à luz da Bíblia de modo a disseminá-los nas Igrejas Cristãs de Angola de modo a garantir que ninguém fique para trás.

A Representante do UNFPA em Angola, Florbela Fernandes, destacou que juntas as duas entidades acordam contribuir para que nenhuma mulher perca a vida gerando outra vida; para que as mulheres e as meninas sejam tratadas com respeito e dignidade; e para que, o potencial de cada pessoa jovem seja alcançado.

O acordo de colaboração está alinhado com o compromisso da Conferência Internacional sobe População e Desenvolvimento (CIPD), realizada em 1994. A CIPD defende a colocação das aspirações e as necessidades das pessoas no centro da agenda de desenvolvimento. Esta promessa será revisitada na Cimeira de Nairobi agendada para os dias 12-14 de Novembro.

Membros do Comité Executivo do CICA e Quadros do UNFPA

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *