IEA: Novo Pastor Regional de Luanda toma posse

O novo Pastor Regional de Luanda, da Igreja Evangélica de Angola (IEA), Rev João Martos Rosa, mais conhecido pelo alcunha da família “João Simia”, tomou posse Domingo (14.07), na Paróquia Jessé, em cerimónia litúrgica orientada pelo Secretário Geral adjunto, Rev Domingos Mateus Garcia.

Com a participação de centenas de fiéis, a cerimónia que decorreu no Distrito Urbano de Sambizanga, contou com a presença da Administradora-adjunta da mesma zona, Drª Betânia Lopes bem como entidades eclesiásticas, familiares, convidados, coros e delegações de diversas paróquias da IEA sedeadas em Luanda.

Entre vários pronunciamentos, o Pastor Regional cessante, Rev Pedro Dambi aconselhou ao seu successor a corrigir o que está mal dizendo: “os erros do meu mandato devem servir de lição para que não sejam repetidos”.

“Estamos alegres porque fomos substituidos por alguém a altura e conhece a doutrina da Igreja”, sublinhou o Reverendo Dambi que já serviu a IEA como Secretário Geral e por dois mandatos dirigiu também a Região Eclesiástica de Luanda. No seu jeito peculiar, pediu ao successor de respeitar ao longo do consulado a sua família. Para ele, o facto de ser pastor não significa colocar de lado a família que é a primeira Igreja.

Na ocasião, o novo Pastor Regional de Luanda, agradeceu a confiança a que os fiéis da capital do país depositaram nele cujo resultado eleitoral foi homolgado recentemente na Assembleia Geral realizada no Município do Soyo, Província do Zaire.

“Não sou político, sou pastor e não prometo nada mas vamos trabalhar juntos de mãos dadas para continuar a erguer a Região Eclesiástica de Luanda”, afirmou o Revº João Marto Rosa reconhecendo que dedicará seus esforços para fazer cumprir as orientações da Assembleia Geral da Igreja.

“Devo respeito aos fiéis de Luanda”, disse a dado momento aos quais espera dedicar os conhecimentos adquiridos para o avanço da obra do Senhor contando sem dúvidas com a colaboração de todos.

Participaram igualmente do culto que decorreu sob o lema “IEA em marcha com Bíblia, oração, trabalho e ordem”, os Reverendos Francisco Marto João Simia (pai biológico do pastor regional) e Luís Nguimbi, ambos Secretários Gerais Eméritos da IEA.

Juramento de fidelidade

Durante o acto de empossamento, o Secretário Geral adjunto da IEA procedeu a leitura de Isaias 6:8 e a Declaração de posse, a que o Revº João Simia deu o voto de compromisso respondendo humildemente “Eis-me aqui, envia-me a mim”.

Com esta declaração, foi suficiente ao novo Pastor Regional de Luanda receber, o credencial, o certificado e as pastas que lhe confere poderes de representar e administrar a Igreja a nível da capital do país.

Seguidamente, o corpo pastoral presente assim como os fiéis, dedicaram oração a Deus a favor do novo ministério que o Pastor Regional assumiu a partir desse acto. A corrente de oração foi conduzida pelo Revº Luís Nguimbi, a que todos no fim responderam com “Amen” em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.

Quem é o novo Pastor Regional

O Revº João Simia é filho do casal pastoral Francisco Marto João Simia e de Rosa Mateus Suzana Simia, nascido na aldeia de Kivanda, Comuna de Manga Grande, Município do Soyo, Província do Zaire.

Casado com a Turismóloga e Educadora Cristã, Suzana Borges Ferreira Martos com quem tem 4 filhos. Foi baptizado em 1993 pelo Pastor Elias Rodrigues.

Em 2003 licenciou em teologia pela Faculdade de Teologia Baptista Ana Wollerman na República Federal do Brasil e no ano 2007, licencia-se em letras pela Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul. Em 2009 fez o Bacharelato em Ciências Sociais e no ano 2013 concluiu o curso de Mestrado em Educação pela Universidade Católica Dom Bosco.

Como seminarista pastoreou a Iº Igreja Baptista de Itapora. Ordenado ao santo ministério a 11 de Novembro de 2004, assumindo a presidência e o pastorado da Iª Igreja Baptista de Vicentina e Ribas do Pardo.

19 anos depois ao regressar a Angola, decidiu servir ao Senhor na Igreja Evangélica de Angola (IEA), denominação que o viu nascer. Em 2015 foi colocado Pastor-adjunto da Paróquia A Nova Jerusalém onde trabalhou com o veterano pastor Revº Luís Nguimbi. Em 2016 colocado Pastor titular da Paróquia A Luz Divina tendo trabalhado com o veterano pastor, Revº Samuel Maria do Nascimento.

O culto foi animado com músicas de vários grupos corais tendo a destacar o canto gospel do irmão Nlongui e Nascy da Silva.

Secretário Geral adjunto da IEA, entrega o certificado da tomada de posse
Casal pastoral
Reverendos Francisco Simia e Luís Nguimbi, dois Secretários Gerais Eméritos da IEA
Corrente de oração a favor do novo pastor regional
Rev. Pedro Dambi, o cessante entrega as pastas ao novo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *