Canadá: Mark MacDonald nomeado Arcebispo da Igreja Indígena

Numa votação histórica, o Sínodo Geral da Igreja Anglicana do Canadá conferiu o título de Arcebispo a Mark MacDonald, Presidente do Conselho Mundial de Igrejas (CMI) da América do Norte.

Antes do Sínodo, MacDonald era Bispo da Igreja Nacional Indígena do Canadá.

Mac Donald foi apresentado com uma cruz metropolitico decorada com quatro cores para os quatro povos do mundo, incluindo o azul simbolizando a cor da esperança para os povos indígenas.

O Secretário Geral do Conselho Mundial de Igrejas, Rev. Dr. Olav Fykse Tveit, estendeu seus parabéns e agradecimentos a MacDonald. “Sua paciência e sabedoria são um tremendo tesouro para o movimento ecumênico e para a Igreja Anglicana de Canadá, e estamos ao seu lado enquanto você continua a expressar seus valores e seu bom senso de justiça”, disse Tveit.

“Suas raízes espirituais fundamentam a todos nós, enquanto cuidamos da criação e da dignidade para todas as pessoas.”

O processo de se tornar uma Igreja indígena autodeterminada está em andamento há várias décadas. A Igreja planeja se concentrar no desenvolvimento e formação de discípulos, trabalhando com recursos e instituições existentes para promover liderança e treinamento, e incorporando ensinamentos indígenas tradicionais e práticas espirituais.

Mac Donald disse que a estrutura da Igreja indígena seria “fluida” e não seguiria exatamente o modelo de uma província eclesiástica.

O Sínodo Geral também aprovou uma resolução para tornar os Guardiões de Visão (Vision Keepers), uma comissão de jovens indígenas e jovens encarregados de monitorar o quão bam a Igreja Anglicana do Canadá promulga seu compromisso com a Declaração das Nações Unidas sobre os Direitos dos Povos Indígenas, um fórum permanente.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *