A Felicidade dos que choram

Texto: Mateus 5:4

No Evangelho de Mateus no capitulo 5 veros 4, encontramos a segunda Bem aventurança do sermão do monte do Senhor Jesus Cristo: Ele disse: ” Bem aventurados os que choram porque eles serão consolados.” ou Felizes os que choram porque eles serão consolados

Qual é o significado dessa bem aventurança? Será que chorar é virtude? Não será sinal de fraqueza? Desde a antiguidade até aos nossos dias, homens e mulheres, grandes e pequenos, choraram. A Bíblia, tanto no Velho quanto no Novo Testamento, apresenta-nos pessoas de todos os calibres e raças que choraram. No Velho Testamento no livro de Jó capitulo 30 versos 25, Jó disse: “Porventura, não chore! sobre aqueles que estavam aflitos ou não se angustiou a minha alma pelos necessitados?’ No livro de 1 Samuel, capitulo 1 verso 8, Elcana, perguntou a sua esposa Ana: “Porquê choras? Porquê não comes? Porquê está mal o teu coração? Não te sou eu melhor do que dez filhos?” A esposa Ana chorava porque não podia ter filhos.

No Novo Testamento, Apóstolo Pedro chorou amargamente depois de negar Jesus dizendo que não o conhecia, apesar de ter andado com ele por cerca de 3 anos. Mateus 26:75.

As Mulheres choraram no momento em que acompanhavam Jesus Cristo a   caminho   do   Golgota,   para   ser crucificado; Jesus disse-lhes: “Não choreis por mim, mas chorai pelos vossos pecados.” Lucas 23:28. Apóstolo Paulo chorou. Na sua carta aos Filipenses no capítulo 3 versos 18, ele diz : ” Filipenses, Muitos há entre vós, dos quais muitas vezes vos disse e agora também digo-vos, chorando, que são inimigos da cruz de Cristo, inimigos de Jesus Cristo.”

Finalmente Jesus chorou. Chorou a cidade de Jerusalém, porque sua destruição era iminente. Chorou junto ao túmulo de Lázaro, porque sua empatia para com a família de Lázaro era profunda. A Bíblia diz: Alegrai-vos com os que se alegram, chorai com os que choram” Romanos 12. Felizes os que choram porque eles serão consolados. Esta bem aventurança nos ensina que: Feliz é o homem ou a mulher que tem suportado a tristeza mais amarga na sua vida, porque dela poderá advir a vida. Os árabes têm um provérbio que diz: “As lágrimas podem fazer o que faz a chuva; regar e tornar fecunda a vida e frutífera a existência  humana. Enxuga lágrimas e faça um sorriso, diz a música Brasileira. A verdade é que as lágrimas enxugam lágrimas.

Amigo leitor, quantas vezes descobrimos no sofrimento, a bondade de nossos familiares, amigos, vizinhos e irmãos da igreja? Isto leva-nos a compreender as dimensões do consolo e da compaixão de Deus.

Felizes os cristãos que choram, que se sentem entristecidos por toda a dor e sofrimento que há no mundo porque Cristianismo é preocupação com os outros, Cristianismo é religião de altruísmo e solidariedade. Cristianismo provoca em nós, e na nossa vida de cada dia, lágrimas de solidariedade, de tristeza pela dor e desespero do nosso próximo. Apóstolo Paulo nos adverte dizendo: “Abençoai os que vos perseguem, abençoai e não amaldiçoeis. Alegrai-vos com os que se  alegram e chorai com os que choram. Sede unânimes entre vós. A ninguém torneis mal por mal, procurai as coisas honestas perante os homens. Se for possível, quanto estiver em vos, tende paz com todos os homens.”

Chorai com os que choram. Bem aventurados os que choram por que eles serão consolados. Feliz é o homem ou a mulher que se sente entristecido, ou entristecida por seu próprio pecado e indignidade, cometidos contra Deus e contra o próximo,  e que sofre e chora arrependido porque receberá o consolo do perdão de Deus.
Bem aventurados os que choram porque eles serão consolados. Quanta verdade preciosa nesta bem aventurança do Senhor Jesus. O leitor e eu,  precisamos reconhecer as nossas fraquezas, os nossos pecados, a nossa incapacidade de agradar a Deus com as nossas próprias forças ou com as nossas obras. Feliz é a pessoa que sente profunda dor e tristeza de suas acções e pensamentos diabólicos e arrependido chora diante de Deus clamando pelo perdão divino. Tal pessoa receberá o consolo de Deus.

Temos na Bíblia duas pessoas que cometeram pecado grave contra Jesus Cristo. Judas e Pedro. Judas reconheceu o pecado que cometeu ao vender Jesus Cristo aos Príncipes dos sacerdotes por 30 moedas, reconheceu o erro cometido, mas teve remorso apenas e não arrependimento. O remorso foi trágico porque levou-o a suicidar-se. Apóstolo Pedro pecou ao negar Jesus Cristo com quem conviveu por 3 anos, houve um momento em que Pedro reconheceu o pecado cometido, arrependeu-se e a Bíblia diz que ele chorou amargamente. Foi consolado por Deus, porque foi restabelecido ao ministério da pregação da Palavra de Deus e revestido de poder do alto.

Sim, felizes os que choram amargamente em reconhecimento de suas faltas, de seus pecados. Jesus disse as mulheres: Não chorai por mim, mas chorai pelos vossos pecados.

Que o ouvinte seja consolado e abençoado por Deus, ao reconhecer as sua faltas e pecados e arrependido chora amargamente em busca do perdão divino. Como já disse, as lágrimas podem fazer o que a chuva faz com o solo: Regam a nossa alma e torna fecunda a vida e frutífera a nossa existência no espaço e no tempo.

No salmo 139, o rei Davi orou dizendo: “Sonda-me, ó Deus e conhece o meu coração; prova-me e conhece os meus pensamentos, e vé se há em mim algum caminho mau e guia-me pelo caminho eterno.”

Que   Deus   sonde   hoje   os   nossos corações e se houver algum pecado, ou mal pensamento contra a Deus e contra o próximo; contra o esposo, esposa, os filhos, os tais sejam confessados e purificados pelo sangue poderoso de Jesus Cristo o Filho do Deus vivo.

Fique com a bênção de Deus.

Rev. Isac Silvano 

Atlanta-GA-USA

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *