Alemanha: Conselho de Igrejas declara 2021: “Ano do Ecumenismo”

O Conselho de Igrejas Cristãs na Alemanha declarou o ano de 2021 como “Ano do Ecumenismo” para poder vincular o Kirchentag ecuménico e outros eventos ecuménicos à 11ª Assembléia Geral do Conselho Mundial de Igrejas, a realizar-se em Karlsruhe, Alemanha, em 2021.

No ano de 2021 também realizará o 3º Kirchentag Ecuménico, bem como vários jubileus regionais, os quais promoverão o ecumenismo. O Conselho de Igrejas Cristãs na Alemanha proclamou, portanto, um “Ano do Ecumenismo 2021” para tornar visível a diversidade da paisagem ecumênica na Alemanha e harmonizar os vários eventos planejados.

A Dra. Verena Hammes, Secretária Geral do Conselho de Igrejas Cristãs na Alemanha, reflectiu que o ano de 2021 será um ano muito importante para a vida ecuménica das Igrejas na Alemanha. “É claro que estamos todos ansiosos pelo Terceiro Kirchentag Ecuménico, que terá lugar de 12 a 16 de Maio em Frankfurt e reúnirá muitos cristãos na Alemanha”, disse Hammes.

Para ela, “o Kirchentag também é uma grande oportunidade para comunicar a vida da Igreja na sociedade e considera temas públicos juntos. ”

Hammes acrescentou dizendo, as igrejas na Alemanha estão profundamente felizes por serem anfitriões da Assembléia Geral do CMI.

“Além desses dois grandes eventos, o Conselho de Igrejas da Alemanha celebra pela primeira vez o seu Dia Ecumênico de Oração pelo Cuidado da Criação, juntamente com os Conselhos suíço e austríaco de Bodensee”, sublinha Hammes ao defender que nesse periódo, celebrarão mais aniversários regionais com perspectivas ecumênicas.”

Segundo as suas palavras, para dar a todos esses eventos um quadro a ser colocado, a Assembléia Geral do Conselho de Igrejas da Alemanha proclamou o Ano do Ecumenismo 2021, a fim de expressar a relevância da vida cristã na sociedade, colectar eventos e fortalecer a unidade entre as igrejas cristãs no país e no        mundo”.

WCC News

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *