Dois candidatos apurados: Quem será o novo Secretário Geral do Conselho Mundial de Igrejas?

Dois candidatos esperam suceder o Revº Dr Olav Fykse Tveit que em Abril do próximo ano deixará o cadeirão máximo de Secretário Geral do Conselho Mundial de Igrejas (CMI), com sede administrativa em Genebra, Suíça.

Trata-se da britânica-indiana Elizabeth Joy, actualmente na liderança de “Acção Conjunta das Igrejas na Inglaterra (Churches Together in England)” e membro da Igreja Syro-Malankara, e o Reverendo sul-africano, Jerry Pillay, historiador da Igreja na Universidade de Pretória e membro da Igreja Presbiteriana na África do Sul.

Na magna reunião de 18 a 24 de Março de 2020, o Comité Central do Conselho Mundial de Igrejas escolherá entre as duas pessoas quem substituirá o pastor luterano norueguês de 58 anos de idade.

Olav Fykse Tveit, é Secretário Geral do Conselho Mundial de Igrejas desde 2010. Na qualidade de Secretário Geral cessante anunciou que, não concorreria após dois mandatos sucessivos de cinco anos.

O Conselho Mundial de Igrejas, fundado em 1948, tem 350 Igrejas membros de quase todas as tradições cristãs, incluindo protestantes, representando cerca de 500 milhões de fiéis no mundo. A Igreja Católica Romana não faz parte dela, mas trabalha em estreita colaboração com a organização.

cath.ch/com/rz

Revº Dr Olav Fykse Tveit, actual Secretário Geral do CMI

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *