Nota de Imprensa

Nota de Imprensa

Cursos on-line na área da Gestão das Contas Públicas e Orçamento Aberto para os Parlamentares e Sociedade Civil Angolana

Angola, 22 Novembro de 2019

Entre os dias 26e 29 de Novembroirá decorrer em Luanda a formação dos primeiros formadores nos cursos online em Finanças Públicas. Os Cursos destinam-se às organizações da Sociedade Civil e enquadram-se no âmbito da parceria estratégica entre a União Europeia e o PNUD para promoção da transparência nos PALOP e Timor Leste através do reforço da monitoria social das finanças públicas.

A formação dos formadores será ministrada pela Especialista Sénior do Pro PALOP-TL ISC (FASE II) em Governação, Fiscalização e Abertura Parlamentar, Elisabete Azevedo-Harman, em colaboração como Conselho de Igrejas Cristãs de Angola (CICA), a  Acçãopara o Desenvolvimento Rural e Ambiente (ADRA), e a Plataforma das Mulheres em Ação (PMA).

Com esta formação Angola passará a ser o segundo país entre os PALOP e Timor Leste a ter formadores certificados para ministrar a formação combinada (em sala e online) entre os seus pares nas respetivas instituições.

Os cursos on-line são adaptados aos contextos nacionais e, no caso, de Angola, a formação irá incluir o quadro legal e as práticas nacionais, e os conteúdos programáticos incluirão sessões sobre a prática e os resultados em monitoria social realizada pelas referidas organizações.

O Pro PALOP-TL ISC disponibiliza 6 cursos online, em língua portuguesa, totalmente gratuitos, exigindo-se apenas o acesso à internet. Na formação será dado especial enfoque aos dois cursos:

Parlamentos na Prática centra-se no debate sobre as principais funções que os parlamentos desempenham nos sistemas políticos democráticos: legislar, fiscalizar e representar, e nas configurações das estruturas institucionais e jurídicas que moldam os diferentes sistemas parlamentares.

Orçamentos Abertos: explica as formas pelas quais os parlamentares e cidadãos podem participar no processo orçamental e demonstra como o Executivo pode criar oportunidades para que o Parlamento e os cidadãos possam engajar-se na planificação e execução do orçamento.

Pro PALOP-TL ISC (FASE II) – Programa para a Consolidação da Governação Económica e Sistemas de Gestão das Finanças Públicas nos PALOP e Timor Leste tem como objetivo a melhoria da governação económica nos PALOP-TL. O Programa resulta da Parceria Estratégica entre a UE|PNUD, e conta com  ofinanciamento da União Europeia.

 

                                                                                                                      

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *