Dedicação do templo: IEBA recorda heróis da fé do Palanca 

A Paróquia de Palanca adistrita a Igreja Evangélica Baptista em Angola (IEBA), recordou no Domingo, 15 de Dezembro, os heróis da fé que estiveram na base em 1980 na localização de um terreno para o início de uma célula de oração a que culmina um ano depois para uma paróquia.

O reconhecimento foi expresso durante a celebração da dedicação à Deus do novo templo da Paróquia de Palanca, localizada no Distrito de Kilamba-Kiaxi, na famosa rua da sede do clube desportivo de Kabuscorp do Palanca, em Luanda.

A síntese historial apresentada na ocasião pelo diácono Miguel Sebastião, sublinha que, a então célula de oração começou a 13 de Agosto de 1980 por iniciativa da Paróquia dos Combatentes (Iª congregação da IEBA em Luanda) com objetivo de satisfazer os moradores dos bairros Palanca, Popular, Cazenga e Terra Nova, que até os finais da década 70 tinham dificuldades de transporte para chegar à cidade.

Os valentes cristãos Daniel Dizongo, António Luwawa, Sebastião Natanael e Muanza Eduardo foram o grupo de trabalho constituído pela Paróquia dos Combatentes já que viviam nas proximidades para a concretização do projecto de construção após a localização do espaço.

Com a instituição da Célula do Palanca sob a liderança do diácono Simão Kumpesa integrada pelos irmãos Pedro Diatilu, David Kumbazi, António Nkoko, Lucas Peleso entre outros membros, a mesma foi assessorada pelos Reverendos Lourenço Estefânio Pedro e João Kiala Kiasiswa.

A primeira capela segundo reza a história foi construída em 1981 pelo diácono Filipe Ntiti, como sua contribuição pessoal na Obra do Senhor e o primeiro culto celebrado pelo Revº Daniel Ntoni a Nzinga no quintal do diácono João Ziezo.

De lá para cá e com crescimento da Igreja, decidiu-se numa das assembleias locais em 1987 a construção de um novo templo do qual os trabalhos tiveram início a 1 de Setembro de 1992 e terminaram em 2013 sob coordenação de todos os pastores que nesta congregação passaram  mandatos de trabalho.

Com intituito de concluir as obras adicionais cujo modelo arquitectónico adaptado de um templo em Harare, Zimbabwé, foi da iniciativa do Revº Pedro Manuel Timóteo, em que os arquitéctos Miguel David e Mulula Ntoto colocaram seu “savoir-faire” na construção de um templo de 45m de comprimento, 27m de largura e 11m de altura. O novo templo tem a capacidade de albergar 2500 pessoas devidamente acomodadas. Sua média de participação nos cultos dominicais é de 1250 fiéis incluindo alunos da Escola Bíblica Dominical.

Recorda-se, de 1981 até a presente data, passaram nesta Igreja local de Palanca cerca de 21 pastores, entre titulares e auxiliares. Actualmente a Paróquia tem como pastor titular o Revº Marcos André coadjuvado pelo Revº António Manuel. Desta Paróquia de Palanca surgiram as Paróquias do Golf I, Neves Bendinha, Estalagem e Viana.

A leitura do historial culminou com a entrega de Menção Honrosa aos heróis da fé, muitos dos quais já descansam das suas obras bem como pastores e demais membros da referida congregação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *