Aniversário: CICA festeja 43 anos de existência

O Conselho de Igrejas Cristãs em Angola (CICA), organização ecuménica sem fins lucrativos fundada pelas Igrejas em Luanda, comemora no próximo dia 24 de Fevereiro, em toda extensão do país, o seu quadragésimo terceiro aniversário.

A Secretária Geral do CICA, Revª Deolinda Dorcas Teca, numa carta endereçada aos Representantes das Igrejas membros bem como Moderadores das Comissões Ecuménicas de Cooperação (CEC), sublinha que, para este ano, as celebrações têm como tema, “O vosso trabalho jamais será em vão, no Senhor”, extraído do livro bíblico de I Coríntios 15:58.

Diversas actividades espirituais e culturais vão decorrer, a partir de Luanda e nas Províncias, em saudação ao quadragésimo terceiro aniversário da fundação deste grande barco ecuménico iniciado por 7 Igrejas e hoje conta com 21 membros.

De acordo com a missiva, o culto central das celebrações, este ano, vai decorrer na Província do Uíge com um acto religioso a realizar-se no pavilhão de Futebol Club do Uíge (FCU), onde aguarda-se o engajamento total das Igrejas membros sedeadas nesta cidade.

A mensagem da Secretária Geral refere ainda, sob a égide da direcção provincial da juventude (JUCICA) e de mulheres, organizarão no sábado dia 15 de Fevereiro, em todas Províncias, a tarde musical de louvor com a participação de coros locais e cantores gospel.

Consta ainda no programa que visa saudar a efeméride, a troca de púlpitos dos líderes do CICA pelas Igrejas membros, na cidade de Luanda, no Domingo dia 23 de Fevereiro com objectivos de fortificar ainda mais o espírito ecuménico que une os seus membros.

De recordar que, já passaram na direcção do CICA como secretário geral os seguintes pastores: Daniel Ntoni-a-Nzinga (Igreja Evangélica Baptista em Angola, IEBA), José Belo Chipenda e Augusto Chipesse (Igreja Evangélica Congregacional em Angola, IECA), Bispo Gaspar João Domingos e Francisco Bernardo Neto (Igreja Metodista Unida), Luís Nguimbi (Igreja Evangélica de Angola, IEA) e actualmente o barco tem sido conduzido pela pastora Deolinda Dorcas Teca (Igreja Evangélica Reformada de Angola, IERA).

Sua Revma Bispo Emílio Júlio Miguel de Carvalho, foi o primeiro Presidente da mesa da Assembleia Geral constituinte do CICA que a 24 de Fevereiro de 1977, deu luz verde para uma vida ecuménica em Angola.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *