Semana de oração pela unidade dos cristãos

Pelo menos uma vez por ano, os cristãos são convidados a lembrar a oração de Jesus aos seus discípulos, para que todos sejam um para que o mundo acredite (cf. João 17,21). O evento que permite essa experiência excepcional no mundo é a Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos.

Os corações são tocados e os cristãos se reúnem para orar pela sua unidade. Em todo o mundo, comunidades e paróquias trocam pregadores ou organizam celebrações ecuménicas e serviços especiais de oração.

Tradicionalmente, a Semana de Oração é celebrada de 18 a 25 de janeiro, entre a comemoração da confissão de fé de São Pedro e a da conversão de São Paulo. No hemisfério sul, onde janeiro é um período de férias, as igrejas costumam encontrar outro momento para celebrá-lo, por exemplo, no Pentecostes, que também é uma data simbólica para a unidade.

Para se preparar para a celebração anual, os parceiros ecumênicos de uma região específica são convidados a desenvolver um texto litúrgico básico sobre um tema bíblico. Em seguida, uma equipe editorial internacional composta por representantes do Conselho Mundial de Igrejas (CMI) e da Igreja Católica Romana reformula este texto a fim de garantir que ele possa ser usado para oração em todo o mundo e que esteja vinculado à busca de unidade visível da Igreja.

Este texto é publicado em conjunto pelo Conselho Pontifício para a Promoção da Unidade dos Cristãos e pelo CMI, através de sua Comissão de Fé e Ordem, que participa de todo o processo de sua preparação. A versão final é então enviada às Igrejas membros e às conferências episcopais católicas romanas, que são convidadas a traduzi-la e adaptá-la a seus contextos específicos para uso.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *